PSICOLOGIA

Apresentação

O curso é ofertado na modalidade presencial, com 40% da carga horária em EaD conforme portaria Nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019, bem como 10% de extensão conforme resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018.

O curso visa propiciar aos egressos conceitos técnico-científicos na área da Psicologia, englobando as diversas abordagens teóricas proporcionando um conhecimento mais amplo permitindo maior liberdade e segurança aos futuros profissionais para lidar com o ser humano, um ser social completo e complexo.

Objetivo

Formar um profissional capaz de reconhecer a diversidade da Psicologia e sua inserção no campo geral do conhecimento como processo em transformação permanente, comprometendo-se de forma crítica com a construção da Psicologia a partir de sua atuação em diferentes contextos, orientando-se pelos princípios éticos e políticos da profissão, utilizando e avaliando as possibilidades de intervenção profissional de acordo com as necessidades sociais e a promoção da qualidade de vida de indivíduos, grupos, organizações e comunidades de Iporá e região.

Perfil do Egresso

Formar um profissional que atua nas expressões da questão da saúde psíquica, formulando e implementando propostas de intervenção, com capacidade de promover o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e propositiva dos discentes de psicologia na saúde e no mercado de trabalho. Este profissional terá uma visão com ênfase, conforme estipulado no currículo da IES e nas necessidades regionais, em Psicologia Clínica, Educacional e Organizacional.

  • Criticidade: capacidade de analisar as relações humanas nas quais se insere seu fazer profissional de modo a decodificar sua historicidade e contradições;
  • Competência teórica: ter amplo conhecimento das ciências humanas, das vertentes filosóficas contemporâneas e da saúde psíquica;
  • Competência política: saber posicionar-se profissional e politicamente nos espaços socioinstitucionais;
  • Competência técnica: saber fazer com eficiência mediante amplo conhecimento dos instrumentos, técnicas e práticas profissionais;
  • Compromisso social: com as transformações da sociedade e com a emancipação humana.

Mercado de Trabalho

Verifica-se que o psicólogo pode trabalhar nas diversas áreas de atuação existentes de acordo com a especificidade de cada área de atuação, levando em consideração também o local em que o mesmo irá exercer sua profissão, ou seja, existe uma descrição de atividades específica para o psicólogo que trabalha em uma escola, ou em uma empresa, ou no consultório clínico, ou na assistência social, etc.

Formas de Ingresso

Vestibular

ENEM

Portador de diploma

Transferência interna ou externa

Metodologia

A metodologia de ensino do curso foi pensada pelo NDE e sustentada na visão construtivista do discente como sujeito ativo na formação do conhecimento e que está formação precisa ser conduzida e orientada pelo docente, para que o sujeito aprendente, não se limite a reprodução de conteúdo, mas possam dar significado ao conhecimento e desenvolver suas competências. Dessa forma, partiu-se da lógica de que o alcance dos objetivos do curso e o êxito na construção do perfil do egresso exigem que a Metodologia de Ensino seja adequada a essas finalidades.

Nesse contexto, a consideração às inteligências múltiplas, à autoestima dos discentes, aos processos interativos, bem como, a utilização de recursos tecnológicos modernos permite imprimir ao processo pedagógico a dinamicidade necessária para ultrapassar a mera transmissão dos conteúdos e tornar o currículo eficaz.

Carga Horária Total do Curso

4.800 horas

Tipo:
Graduação – Bacharelado

Modalidade:
Presencial

Duração:
10 semestres

Ao concluir todo curso e realizar todas as atividades propostas, o aluno poderá solicitar seu certificado junto a central do aluno.

MICHELLY ALINE DIAS CARDOSO