O QUE É A AGÊNCIA EMPRENNDEDORA ?
REGULAMENTO DA AGÊNCIA EMPREENDEDORA
COMO FUNCIONA OS CURSOS DE EXTENSÃO?
COMO FUNCIONA A MONITORIA?
PROJETOS REALIZADOS PELA FAI SOLIDÁRIA
O QUE É A AGÊNCIA EMPRENNDEDORA ?
O Programa da Agência Empreendedora Inovação e Tecnologia, tem como objetivo fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação de forma empreendedora, competências bastante procuradas pelo mercado, tais como perfil empreendedor, iniciativa, liderança, autoconhecimento, perseverança e habilidade em lidar com obstáculos, mudanças e transformações, além de prestar serviços à comunidade dando visibilidade tanto ao aluno quanto à Instituição.
Possibilita que o aluno realize atividades práticas ligadas à profissão a que ele escolheu, iniciando no primeiro período do curso, criando assim um diferencial na formação universitária, com o oferecimento de uma grande variedade de atividades extracurriculares.
A Agência Empreendedora deve estimular as atividades extracurriculares, tais como trabalhos de iniciação científica, projetos multidisciplinares, atividades extensionistas, trabalhos em equipe, monitorias e outras atividades empreendedoras.
A Coordenação da Agência Empreendedora é o órgão responsável por acompanhar o processo de escolha e andamento das atividades, bem como, a validação das mesmas, além de certificar, criar, desenvolver e proporcionar aos acadêmicos.
REGULAMENTO DA AGÊNCIA EMPREENDEDORA
CAPÍTULO I
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Este Programa tem por finalidade organizar o oferecimento de eventos, atividades extracurriculares, desenvolvimento de iniciação científica, matrículas, aproveitamento e validação das atividades complementares que compõem o currículo de todos os cursos de graduação bacharelada, graduação tecnológica e graduação licenciada da FAI-Faculdade Integrada de Palmeiras de Goiás, sendo o seu integral cumprimento indispensável para a colação de grau.
CAPÍTULO II
DAS ATRIBUIÇÕES
São competências atribuídas a Agência Empreendedora Inovação e Tecnologia:
Das atividades Complementares e de Extensão ao Coordenador do departamento compete:
Criar, efetivar, acompanhar e registrar todas as atividades complementares e de extensão da FAI- Faculdade Integrada de Palmeiras de Goiás;
Coordenar as ações das Atividades Complementares no âmbito específico de cada curso;
Propiciar condições para o processo de ofertas e acompanhamento das Atividades Complementares;
Supervisionar o desenvolvimento das Atividades Complementares;
Desenvolver e analisar as atividades Complementares para que esteja em consonância com o Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI);
Propor aos Coordenadores dos Cursos as disciplinas/unidades curriculares de enriquecimento curricular que poderão ser consideradas Atividades Complementares e de Extensão, em consonância com o Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI);
Analisar e validar a documentação das Atividades Complementares ofertadas pela Agência Empreendedora e apresentadas pelo aluno, levando em consideração este Regulamento;
Avaliar e pontuar (certificação) as Atividades Complementares desenvolvidas pelo aluno, de acordo com os critérios estabelecidos, levando em consideração a documentação apresentada;
Orientar o aluno quanto à validação de horas e frequência aos procedimentos relativos às Atividades Complementares e de Extensão;
Fixar e divulgar locais, datas e horários para atendimento aos alunos, bem como informar todos os eventos organizados pela IES;
Controlar e registrar as Atividades Complementares desenvolvidas pelo aluno, bem como os procedimentos administrativos inerentes a essa atividade;
Informar sobre o Regulamento e as atividades oferecidas dentro ou fora da IES que propiciem pontuações para Atividades Complementares e Cursos de Extensão;
Solicitar a inscrição devidamente preenchida dos acadêmicos, docentes e coordenação em Atividades Complementares e Cursos de Extensão, conforme prevê este Regulamento;
Arquivar a documentação comprobatória das Atividades Complementares e de Extensão;
Participar, registrar (fotos, vídeos, atualização do site) das atividades extra sala ofertadas pela Faculdade e/ou coordenação dos cursos.
COMO FUNCIONA OS CURSOS DE EXTENSÃO?
A Extensão é entendida como a prática acadêmica que interliga a faculdade nas suas atividades de ensino e de iniciação científica, possibilitando a formação do profissional cidadão junto à sociedade como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes.
É nesse sentido que buscamos singularizar as atividades extensionistas, assumindo que uma política para esse setor precisa ser suficientemente aberta e flexível para absorver a renovação do projeto acadêmico da faculdade, o que deve ser prioridade na Instituição. Além disso, a política de extensão nutre-se também na aspiração de que a extensão universitária na FAI seja pensada como fronteira produtiva entre dentro e fora da Instituição: zona de tensão criativa e de diálogo com a sociedade que, por seu turno, precisa configurar o plano de referências concretas por meio do qual a faculdade ganha sentido e extrai as inspirações e as questões que lhe permitem problematizar seu projeto, bem como manter o sentido da reflexão crítica na construção e difusão de conhecimentos, orientando sua responsabilidade em formar profissionais, ofertar e participar de atividades, de variadas naturezas, na comunidade local, regional, nacional e internacional.
No que diz respeito a Extensão, a Faculdade Integrada de Palmeiras de Goiás -FAI adota as seguintes diretrizes:
Utilizar informações oriundas de levantamentos que identifiquem público alvo demanda e potencialidades internas que permitam o desenvolvimento de projetos e programas;
Desenvolver estudos conjuntos na identificação de linhas de ação que fundamentem projetos de parceria, a serem desenvolvidos por meio de contratos, convênios e acordos de cooperação;
Incentivar, implantar e participar de projetos e programas voltados para a preservação do meio ambiente;
Manter contatos permanentes com empresas, instituições, órgãos governamentais e não-governamentais para a identificação da necessidade de pessoal, com o objetivo de inserir alunos e egressos no mercado de trabalho;
Executar projetos e programas de ação educacional, social e do trabalho;
Desenvolver programa de acompanhamento de egressos no mercado de trabalho;
Promover atos e eventos destinados a ampliar o vínculo do egresso e do aluno com a Faculdade;
Instituir programas de prestação de consultoria para as empresas, criando mecanismos que estimulem a organização dessas atividades por professores e alunos;
Apoiar as jornadas, semanas de estudo, palestras, conferências, congressos, “workshops”, seminários, fóruns e debates na Faculdade;
Criar mecanismos para a melhoria contínua da qualidade do atendimento às comunidades interna e externa;
É importante que estas atividades extensionistas sejam objetos de registros pelo grupo, possibilitando criar um dossiê das trajetórias percorridas, evitando que se percam e embasando que sirvam como referência a novos grupos que venham a se constituir. As atividades de iniciação científica e extensão serão aproveitadas como horas para a disciplina Atividades Complementares ou, quando for o caso, para o Estágio Supervisionado. Esse aproveitamento será disciplinado por meio de norma específica.
As atividades de extensão buscarão ser autofinanciáveis, entretanto a instituição disponibilizará um fundo de apoio equivalente a 5% da sua receita, de forma subsidiária ou complementar, quando necessário. Além disso, serão feitas parcerias com agências financiadoras, em nível nacional e internacional.
A FAI tem realizado, desde sua criação, diversos cursos de extensão abertos à comunidade interna e externa, esses cursos são coordenados pelo Projeto de Pesquisa e Extensão e a maioria dos cursos são oferecidos pelos próprios professores da FAI. Além dos cursos de extensão, são desenvolvidos vários projetos de extensão, com participação dos docentes e discentes, sob a coordenação da Agência Empreendedora Inovação e Tecnologia. Destaca-se que há desenvolvimento de projetos de extensão no âmbito dos cursos, coordenados e executados pelos próprios professores.
Além dos cursos de Extensão são desenvolvidos alguns projetos institucionais, como: Trote Solidário, Responsabilidade Social, Programa de Apoio às Entidades, Programa Bolsa Universitária, Projeto Faculdade Aberta para Qualidade de Vida (FAQV). Todos esses projetos e programas mantêm uma interface social com a comunidade. Cada curso oferece seus próprios projetos de extensão, conforme sua área do conhecimento e de atuação, bem como projetos interdisciplinares entre os cursos. Estes projetos se encontram em cada coordenação com cópia na Agência Empreendedora Inovação e Tecnologia.
A extensão é desenvolvida na Faculdade Integrada de Palmeiras de Goiás em consonância com a política do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Brasileiras. Para criar uma padronização mínima das concepções, ficou estabelecida no Fórum de 1987 a seguinte definição de extensão: “A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico, que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Faculdade e a Sociedade”.
A Extensão é uma via de mão dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará, na sociedade, a oportunidade de elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico. No retorno à instituição, docentes e discentes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento. Este fluxo, que estabelece a troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular, terá como consequência: a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade brasileira e regional; a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Faculdade.
Com o objetivo de estabelecer maiores relações com os diversos setores da sociedade e dinamizar a realização das atividades extensionistas, a FAI criou a Agência Empreendedora Inovação e Tecnologia. Ambas funcionam como uma extensão da instituição na execução de diversos projetos que promovem inclusão social, ampliam o relacionamento com a comunidade externa, funcionam como uma ponte para o mercado de trabalho, promove formação e capacitação profissional, prestam serviços de assessoria e assistência técnica às empresas locais e da região entre outras.
A Extensão desenvolvida pela FAI baseia-se em dois pilares de atuação: a responsabilidade social e o empreendedorismo. Neste sentido, destaca-se que a Agência Empreendedora Inovação e Tecnologia estabelece maiores relações com setores da sociedade que tem ligação direta com o mercado atividades que promovam a inclusão social. As atividades de extensão com foco social estão vinculadas aos projetos implementados, que centralizam o cumprimento da responsabilidade social por meio da execução de diversos projetos e programas como: Trote Solidário, Dia de Responsabilidade Social, Programa de Apoio às Entidades, Programa Bolsa Universitária, Projeto Faculdade Aberta para Qualidade de Vida, dentre outros.
As atividades com foco no empreendedorismo estão vinculadas à Agência Empreendedora Inovação e Tecnologia, que tem como atribuição:
Desenvolver um plano de negócios da Agência Empreendedora Inovação e Tecnologia;
Detalhamento das áreas de atuação;
Divulgar para as empresas da cidade de Palmeiras de Goiás e região as vantagens de disporem da mão-de-obra dos estagiários;
Prestar Consultoria às empresas, estabelecendo uma parceria que beneficie alunos, empresas e instituição;
Organizar a Semana Empreendedora;
Promover o intercâmbio entre alunos e empresas, visando a prática do estágio e futuras contratações;
Desenvolvimento de cursos de extensão universitária;
Além de instrumentalizadora deste processo dialético de teoria e prática, a Extensão é um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada do social. Como geradora da iniciação cientifica, a extensão deve contar, também, com ferramentas essenciais para o seu desenvolvimento, como:
Implantar um programa institucional de extensão;
Manter grupos formais com áreas temáticas e linhas programáticas bem definidas;
Criar fundos institucionais de apoio à extensão.
A integração da Faculdade com a comunidade é um dos principais objetivos da Agência Empreendedora, tendo em vista promover uma ação transformadora na sociedade, levando os alunos a aplicarem os conhecimentos teórico-práticos no futuro campo de atuação profissional. Nesta integração estão envolvidos professores e alunos dos cursos da instituição, coordenadores, funcionários técnico-administrativos e os parceiros desta IES. Nesse sentido, são desenvolvidos:
Cursos de extensão – são coordenados pela Agência Empreendedora Inovação e Tecnologia, que recebe os projetos, contrata os professores, estabelece parcerias com órgãos públicos, entidades e empresas para oferta dos cursos, e coordena todo o processo de execução dos projetos;
Projetos de extensão – os projetos são desenvolvidos pela Agência Empreendedora Inovação e Tecnologia e no âmbito de cada curso, quando proposto por algum professor, como por exemplo, o projeto Ação Solidária proposto pela gerência acadêmica;
Eventos de Extensão – são os eventos de caráter científico e que tem como principal objetivo a disseminação de conhecimentos acadêmicos à comunidade interna e a comunidade externa, como por exemplo, a Semana Empreendedora e as Semanas Acadêmicas dos Cursos.
A Agência Empreendedora Inovação e Tecnologia presta serviços de consultoria, assessoria, avaliação e pesquisas, valendo-se das seguintes estratégias de ação:
Realização de diagnósticos sociais;
Avaliação e supervisão de processos, impactos e resultados de ações sociais;
Formulação e aplicação de processos de formação e desenvolvimento de autores sociais;
Promoção de cursos, seminários e oficinas, edição de publicações e sites;
No desenvolvimento de suas ações, utiliza-se de metodologias participativas, criando as condições para que os sujeitos se apropriem do fazer e de seus resultados, de modo que possam ampliar e requalificar suas ações futuras.
O trabalho visa contribuir para a produção e a sistematização de conhecimentos e estratégias de formulação, gerenciamento e implementação de políticas públicas e programas sociais. Simultaneamente, a Coordenadoria participa das iniciativas de diferentes segmentos sociais que buscam resgatar os valores éticos da vida social e do compromisso pela universalização dos direitos sociais como base para o exercício da cidadania de indivíduos e grupos sociais excluídos do seu acesso.
As modalidades de extensão são desenvolvidas e incentivadas com a constante participação de professores e acadêmicos, como forma de desenvolver o espírito de “responsabilidade social” e assumir o compromisso de devolver à comunidade os bens científicos e culturais produzidos no âmbito da instituição. Neste sentido vários aspectos são levados em consideração para o desempenho das atividades de extensão, podendo desenvolver diversas atividades, teórico e práticas nos diversos níveis, tendo como finalidade:
Tornar o acadêmico próximo a realidade na qual irá trabalhar;
Conhecer a realidade socioeconômica e cultural na qual está inserido;
Desenvolver atividades de extensão levando em consideração a pedagogia da problematização, ou seja, partindo da prática para solucionar problemas do meio social.
COMO FUNCIONA A MONITORIA?
O Programa de Monitoria se caracteriza como um processo educativo, cujas atividades se desenvolvem de forma conjunta por professores e estudantes e tem por objetivos:
Incentivar a cooperação do monitor com o corpo docente e discente nas atividades de ensino e aprendizagem;
Contribuir para a melhoria dos cursos de graduação;
Desenvolver capacidades de análise e critica, incentivando o estudante monitor a adquirir hábitos de estudo, interesse e habilidades para a sua formação;
Aprofundar conhecimentos teóricos e práticos na disciplina em que estiver atuando como monitor;
Ampliar a participação dos estudantes nas atividades de ensino e de aprendizagem na Faculdade;
Contribuir com as políticas de inclusão e permanência dos estudantes.
PROJETOS REALIZADOS PELA FAI SOLIDÁRIA
TROTE SOLIDÁRIO
INTRODUÇÃO
Como agentes socialmente responsáveis, as unidades de ensino superior devem buscar cumprir um papel cidadão que possibilite aos acadêmicos a noção de responsabilidade para com a comunidade na qual está inserida. Neste sentido, a proposta deste trabalho como sugere o próprio título, gira entorno da importância e necessidade da valorização do ser humano através de ações voltadas à solidariedade.
O trabalho apresenta e enfatiza o conceito teórico da palavra “Solidariedade” que em seu sentido mais amplo está diretamente relacionada ao respeito, ação em conjunto e desenvolvimento de valores. As atividades solidárias fazem parte da cultura brasileira, fato este que vem amenizando algumas carências de parte da população, porém tal fato reflete uma característica notável no povo brasileiro: a solidariedade é tida como a capacidade de compartilhar os sofrimentos de outras pessoas e, literalmente, colocar dedicar-se para ajudá-las com ações solidárias.
O exercício da cidadania implica no acesso a um conjunto básico de direitos: civis, políticos e sociais, indissociáveis entre si e resultado de lutas e movimentos seculares promovidos por extratos da população de cada país, em momentos específicos da história. Sendo assim, as unidades de ensino superior percebem a necessidade em se trabalhar algumas atividades de extensão como forma de inserção no contexto socioeconômico do país, prestando assistência direta e especifica à unidades/entidades beneficentes.
Justificativa
Este projeto de extensão visa certamente contribuir para reflexões acerca de nossa comunidade, além de despertar nos acadêmicos da Faculdade Integrada de Palmeiras de Goiás – FAI a responsabilidade de iniciar um desafio, que proporciona sentimentos diversos e estímulos diante das dificuldades e oportunidades inerentes à desigualdade em que vivenciamos. É neste sentido que surge a necessidade de trabalhar a solidariedade nas instituições de nível superior e em sala de aula, sendo a Faculdade um espaço importante para a construção da democracia, onde se devem orientar os discentes a conhecerem seus direitos e deveres, vivenciando os princípios de igualdade. A qualidade na educação é mais do que uma boa formação moral e sim social.
Objetivo geral
Vivenciar a solidariedade e cidadania por meio da realização de trote solidário, onde os acadêmicos dos cursos ofertados pela FAI prestam atendimento especifico à unidades beneficentes com ações voltadas à prática de seu curso.
Objetivos específicos
– Estimular a valorização do ser humano através de ações de solidariedade e cidadania;
– Envolver alunos calouros e veteranos em ações de solidariedade e fraternidade;
– Integrar as instituições e empresas que trabalham pelo social e pela cidadania ao respectivo projeto, realizando assim novas parcerias;
– Adotar no cotidiano da FAI, atitudes de solidariedade, cooperação e doação de atendimento especifico de cada curso sob supervisão de seu coordenador;
– Analisar o conceito de solidariedade e cidadania em sala de aula;
– Refletir a respeito de solidariedade com o intuito de legitimá-la no meio acadêmico;
– Arrecadar e distribuir alimentos, utensílios, roupas, brinquedos e calçados às unidades participantes dos projetos;
– Dar assistência específica de acordo com o curso, esclarecimentos, assessoria e subsídios necessários para a manutenção e bom funcionamento da unidade a ser beneficiada com a ação;
FAIDRILHA
É um evento para promover trabalho em equipe entre os cursos, aplicando a prática das aulas teóricas. A FAIDRILHA será uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo linguístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros!
Este projeto visa integrar a comemoração das festas tipicas e tematicas, a quadrilha mesmo fora de epoca se torna uma festa mais animada e mais propicia para interação de nossos alunos que será realizado no mês de agosto o projeto que nossa faculdade já vem desenvolvendo: Resgate Social, o qual procura exercer a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, em benefício e melhoria de vida, com o intuito de resgatar a nossa cultura e haver uma integração maior entre comunidade acadêmica, docentes, funcionários e comunidade em geral é que esse projeto se realiza.
Compreender a historia de festas juninas, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando o estado de Goiás seus aspectos sociais e religiosos. Sabemos que em todo o Brasil são muitas as faculdades que comemoram a Festas Juninas. Hoje de diferentes formas: internamente, com estudantes, professores e funcionários, ou incluindo a família. O papel da faculdade como divulgadora de cultura é muito importante nestas datas, reforçando valores e tradições.
Dessa forma, cabe a faculdade como instituição social, não somente reproduzir conteúdos dissociados da realidade social do educando, mas promover o resgate e a valorização das identidades individuais e sociais, respeitando todas as formas de expressões culturais.
Nesta perspectiva desenvolve-se este projeto objetivando resgatar valores culturais da nossa gente, ao mesmo tempo oportunizar aos educandos vivenciarem os projetos juninos tão tradicionais para a nossa região, instigando a interação entre os mesmos e estimulando valores, tais como solidariedade, respeito mútuo, justiça e diálogo.
Incentiva nos acadêmicos o gosto pelas festas tradicionais, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural.
CRIANDO LAÇOS
Introdução
Existem muitos conceitos e ideias a respeito de ‘responsabilidade social’. Ética, sustentabilidade, ações voluntárias, entre outros. Este termo tem ganhado cada vez mais repercussão, ao longo dos anos.
A assistência, no seu sentido mais lato, significa auxílio, socorro. Onde quer que haja uma necessidade que o interessado não pode resolver por si e não consiga pagar com dinheiro, a assistência tem o seu lugar. Assistência aos famintos, a sedentos, nus, desabrigados, doentes, tristes, ativos, transviados, impacientes, desesperados, mal aconselhados, pobres de pão ou pobres de consolação, tudo é assistência, auxílio, socorro.” (Correia, 1999).
Justificativa
O Projeto “Criando Laços” visa a relação entre a comunidade acadêmica da FAI com a população de Palmeiras de Goiás, através da parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, buscando benefícios sociais para a comunidade. Almejando levar, além de atendimentos gratuitos nos mais diversos setores à população da cidade de Iporá, contribuir também na relação teoria/prática dos alunos envolvidos no projeto.
Objetivo
Promover o fortalecimento de vínculo familiares, através de serviços de acolhimento, oficinas temáticas, atividades lúdicas para crianças e atendimento especializado aos usuários da assistência social com abordagem e prevenção da violência, propiciando assim experiências favorecedoras do desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias na prevenção de situações de risco social familiar.
Objetivos específicos
· Promover no dia do evento a doação de cestas básicas arrecadas na campanha do vestibular social da FAI;
· Realizar atendimentos jurídicos, psicológicos, pedagógico e de saúde básica gratuitos à população que aqui se fizer presente;
· Potencializar um movimento no contexto educacional, contribuindo com o trabalho da Assistência Social;
· Fortalecer o vínculo familiar;
· Exercitar a cooperação e o trabalho em equipe;
· Promover ações de prevenção, articulação e mobilização, visando o fim da violência;
· Fortalecer o sistema de defesa e responsabilização.
Público alvo
O Projeto “Criando Laços” é um evento aberto destinado à comunidade discente dos cursos de Direito, Enfermagem, Farmácia, Pedagogia, Psicologia e toda a comunidade Palmeirense.
SEMANA INTEGRADA DE CURSOS
JUSTIFICATIVA
A realização da Semana integrada de cursos, é parte integrante do calendário acadêmico da Faculdade Integrada de Palmeiras de Goiás – FAI, como exigência institucional e compõe a Semana Acadêmica. Como premissa básica, a semana deve ser caracterizada por atividades que contribuam para a formação do acadêmico.
É ofertado palestras, oficinas e minicursos, como objetivo fundamental a busca pela expansão e pelo aprofundamento do conhecimento em suas áreas afins. O evento oportuniza a vinda de palestrantes oriundo de diversas áreas de atuação farmacêutica, estimulando o perfil empreendedor do acadêmico e objetivando a exposição de novas experiências, renovação de conhecimento e inter-relacionamento da comunidade acadêmica.
A IV edição da Semana de Assistência Farmacêutica tem como foco o empreendedorismo farmacêutico, aplicando o tema a “Gestão Farmacêutica no Sucesso Profissional”, procurando estimular o espirito empreendedor e sanar dúvidas e curiosidades do mercado profissional.
ORGANIZAÇÃO
Este projeto foi desenvolvido pela Agência Empreendedora de Inovação e Tecnologia- FAI juntamente com as Coordenações dos Cursos da FAI.
OBJETIVO
Possibilitar aos acadêmicos a atualização de temas relevantes e despertarem para a importância dos conteúdos ministrados visando à ampliação dos seus conhecimentos e visão crítica da profissão e de áreas de atuação promissoras. Integrar acadêmicos, professores e profissionais, visando a busca de novas informações a respeito da profissão, além de estreitar o contato com a realidade da gestão farmacêutica no mercado de trabalho.
INTERDISCIPLINARIDADE
Nota-se, na realização deste projeto, a importância da ação interdisciplinar entre os acadêmicos e a comunidade, com o objetivo de relacionar a teoria com a prática.
A comunidade acadêmica FAI está crescendo fortemente com os recentes projetos apresentados pelo seu corpo discente e docente. Pretende-se caminhar muito no sentido de disponibilizar uma educação de qualidade, coerentemente com sua missão.
CERTIFICAÇÃO
O certificado dos alunos participantes (conforme a lista que será entregue pela coordenação de cada curso) serão emitidos pela instituição FAI através da Agência de Negócios e Inovação Tecnológica com.
SEMANA EMPREENDEDORA
1. Justificativa
O povo Brasileiro é considerado empreendedor, tem muita ousadia e coragem. Desde a descoberta, os colonizadores trouxeram a cultura capitalista, a ideia de mão de obra, compra e venda e o acúmulo de riquezas. Traziam nas veias a aventura de morar em terras desconhecidas, a vontade de possuírem novas oportunidades.
As primeiras empresas brasileiras nasceram de imigrantes ou filhos de imigrantes, durante e depois da Segunda Guerra Mundial. E foi daí que surgiu a cultura empreendedora com o brasileiro sendo empregado pelos imigrantes. A empregabilidade soava como segurança e isso fez com que as famílias e as escolas não preparassem o nosso “ouro” (o empreendedor brasileiro).
O povo brasileiro tem um alto grau de ousadia, aceita assumir riscos, mas ainda carece de capacitação empreendedora que forneça a base necessária para identificar oportunidades, criar a empresa a gerenciá-la de maneira eficaz.
As pequenas empresas da nossa região são responsáveis por grande parte dos empregos e que são essenciais para o desenvolvimento da economia. Portanto é preciso atuar em um ambiente que estimule a criação de novas empresas competitivas e sustentáveis. Neste contexto é que a semana empreendedora da FAI pretende dar suporte. A Semana Empreendedora representa um movimento social de mostrar a capacidade individual do aluno empreender, no processo de iniciar e gerir empreendimentos e despertar o espírito empreendedor.
O enfoque da semana servirá para que possamos refletir e caminhar para uma cultura diferente da cultura do concurso e do emprego. Às vezes os jovens saem prontos para fazer um currículo, mas não para montar uma empresa, por isso, o referido evento será importante para os acadêmicos da FAI e comunidade interessada em empreendedorismo.
Ainda podemos afirmar que a Semana Empreendedora se justifica, com o intuito de oferecer aos alunos da FAI, orientações para a promoção de novos negócios, através da integração da teoria, prática e disseminação da cultura empreendedora.
A realização da Semana Empreendedora visa ainda a integração da Faculdade com a comunidade Palmeirense e regional, com vistas a identificar interesses complementares e a aproximar sua oferta das demandas locais e ainda contribuir para o desenvolvimento da mão de obra e soluções fundamentais no estoque de conhecimento da Faculdade.
Objetivos
Objetivo Geral
O objetivo da Semana Empreendedora é promover o conhecimento e a disseminação de pequenos, médios e grandes empreendedores para a comunidade acadêmica, além de criar internamente no alunado o interesse em participar de novos negócios, através da integração da teoria à prática e a disseminação da cultura empreendedora universitária de forma permanente, envolvendo a comunidade e o entorno em que vivemos para pensar nas soluções para os problemas atuais na construção de um futuro desejado por todos.
Objetivos Específicos
Os objetivos específicos do projeto são:
· Participar da construção e um futuro sustentável para nossa comunidade e nosso município;
· Criar e fortalecer espaços de debate na escola sobre os problemas sociais, econômicos da comunidade e perceber como eles se relacionam com o mundo;
· Descobrir e incentivar uma nova geração que se empenhe em contribuir para a solução dos problemas sociais, econômicos e empreendedores;
· Reconhecer as responsabilidades individuais e coletivas a esse tema, planejar ações que contribuam para transformações de qualidade de vida, negócio e propiciar mudanças no lugar, no país e no mundo;
· Apresentar palestras que farão florescer o desenvolver de novas ideias aos alunos da instituição e sociedade em geral;
· Discutir a importância da visão organizacional durante todo o evento;
· Abordar os aspectos inerentes à análise de mercado e competidores;
· Mostrar com apresentações, competições, a melhor forma de desenvolver habilidades empreendedoras;
· Ofertar minicursos que aperfeiçoará o entendimento teórico e prático da visão empreendedora do aluno universitário;
· Envolver toda a comunidade de Iporá e região em prol ao empreendedorismo social (ofertando atendimentos de saúde, jurídico, contábil e psicológico gratuitos);
Público Alvo
O público alvo da Semana Empreendedora são os acadêmicos da IES e também de outras instituições de ensino, empresários, professores, funcionários, representantes de entidades e futuros empreendedores de nossa cidade e região.
Concepção do (Projeto) – Programa
A semana empreendedora acontece sempre no segundo semestre do ano, onde será exposto à toda comunidade acadêmica, palestras, minicursos, projetos, painéis, stands com representações comerciais, atendimentos de saúde e realização de exames através da “carreta da saúde”. Para que esse tempo destinado a mais um encontro de conhecimento seja respeitado e leve a toda instituição um novo despertar para o desenvolvimento de estratégias de administração, marketing, negócio, ética, e tudo mais que fomentar a questão empreendedora que nos é necessária.
Os fatores que nos levam acreditar que o início do movimento empreendedor deve partir da fase acadêmica é cada vez mais forte e permite que o aluno saia da faculdade um passo à frente, quando se tratar de alinhamento entre teoria e prática. Esse projeto permitirá que a sociedade possa receber novos negócios inseridos na região do Oeste Goiano, como também a oportunidade de se transformarem em um destaque nacional no segmento empresarial.
Plano de ação do Projeto
Este projeto terá início no segundo bimestre de 2018 e será compromisso permanente da IES. A partir de 2018 e nos anos subsequentes, faremos a recontextualização, e todo o processo de reavaliação do Projeto.
Coordenação (Projeto)
Marlucia Pinheiro de Oliveira Caetano, Bacharel em Administração pela FAI; Especialista em Marketing e Propaganda Estratégica. Coordenadora da Agência Empreendedora de Negócio e Tecnologia da Faculdade Integrada de Palmeiras de Goiás – FAI e auxiliares da Agência Empreendedora- FAI Wender Vitor.
Carga Horária (Projeto)
A carga horária será dividida da seguinte maneira:
Acadêmicos da FAI e demais instituições de ensino que participarem da Semana Empreendedora receberão certificação de 30 horas. Os acadêmicos participantes dos minicursos e painéis receberão certificação de 03 horas (para cada participação).
Metodologia
· O projeto iniciará com uma pesquisa de sensibilidade por parte dos alunos, que ocorrerá com a participação dos coordenadores de curso;
· Serão feitos os orçamentos para a obtenção de valores de despesas fixas que ocorrerá antes, durante e após o evento;
· Fazer-se, as buscas por apoiadores e patrocinadores que acreditam na semana empreendedora;
· Buscar apoiadores culturais para desenvolvimento do evento, tais como: dança teatro, apresentações;
· Delimitar premiações e convidados palestrantes;
· Programação e confecção do cronograma da semana empreendedora;
· Divisão de função, envio de circular e ofício pedindo auxilio e apoio a cada repartição dentro da instituição;
· Delimitar funções (organização, decoração e desmontagem do evento);
· Informativos externos e internos anunciando evento e delimitando datas para inscrição e participação nos minicursos;
· Registrar Projetos internos (alunos e professores);
· Efetuar matrículas no evento e nos minicursos;
· Pagamento de colaboradores, anúncios, etc.
· Entrega de materiais aos inscritos no evento;
· Relatório de apreciação (alunos, professores, coordenadores, administrativos, gerencia e diretoria).
Tecnologia
Serão utilizados na execução do evento Data Shows, Aparelhagem de Som, Leitor de barras para os crachás, Notebooks e Microfones de boa qualidade para que seja bem-sucedido o decorrer do evento.
Infraestrutura Física
O evento será realizado no auditório da FAI com capacidade para mil pessoas, e os minicursos serão realizados em salas de aula com capacidade para 30 á 40 pessoas (cada). Os Stands serão montados no pátio da FAI para melhor acessibilidade por parte do público alvo.
Sistema de Avaliação
A comissão permanente ficará responsável por avaliar o desenrolar do evento, contando de seu projeto até o relatório final.
Controle de Frequência
A frequência dos alunos, serviços gerais, administrativos, corpo docente, serão elaboradas em caráter especial no decorrer da semana, não ultrapassando o limite de trabalho semanal, mas também dividindo cada função a pessoa pertinente. As frequências, presenças serão anotadas, assinadas e computadas.
TROTE SOLIDÁRIO
FAIDRILHA
CRIANDO LAÇOS
SEMANA INTEGRADA DE CURSOS
SEMANA EMPREENDEDORA
TROTE SOLIDÁRIO
Como agentes socialmente responsáveis, as unidades de ensino superior devem buscar cumprir um papel cidadão que possibilite aos acadêmicos a noção de responsabilidade para com a comunidade na qual está inserida. Neste sentido, a proposta deste trabalho como sugere o próprio título, gira entorno da importância e necessidade da valorização do ser humano através de ações voltadas à solidariedade.
O trabalho apresenta e enfatiza o conceito teórico da palavra “Solidariedade” que em seu sentido mais amplo está diretamente relacionada ao respeito, ação em conjunto e desenvolvimento de valores. As atividades solidárias fazem parte da cultura brasileira, fato este que vem amenizando algumas carências de parte da população, porém tal fato reflete uma característica notável no povo brasileiro: a solidariedade é tida como a capacidade de compartilhar os sofrimentos de outras pessoas e, literalmente, colocar dedicar-se para ajudá-las com ações solidárias.
O exercício da cidadania implica no acesso a um conjunto básico de direitos: civis, políticos e sociais, indissociáveis entre si e resultado de lutas e movimentos seculares promovidos por extratos da população de cada país, em momentos específicos da história. Sendo assim, as unidades de ensino superior percebem a necessidade em se trabalhar algumas atividades de extensão como forma de inserção no contexto socioeconômico do país, prestando assistência direta e especifica à unidades/entidades beneficentes.
Este projeto de extensão visa certamente contribuir para reflexões acerca de nossa comunidade, além de despertar nos acadêmicos da Faculdade de Iporá – FAI a responsabilidade de iniciar um desafio, que proporciona sentimentos diversos e estímulos diante das dificuldades e oportunidades inerentes à desigualdade em que vivenciamos. É neste sentido que surge a necessidade de trabalhar a solidariedade nas instituições de nível superior e em sala de aula, sendo a Faculdade um espaço importante para a construção da democracia, onde se devem orientar os discentes a conhecerem seus direitos e deveres, vivenciando os princípios de igualdade. A qualidade na educação é mais do que uma boa formação moral e sim social.
Este busca vivenciar a solidariedade e cidadania por meio da realização de trote solidário, onde os acadêmicos dos cursos ofertados pela FAI prestam atendimento especifico à unidades beneficentes com ações voltadas à prática de seu curso.
– Estimular a valorização do ser humano através de ações de solidariedade e cidadania;
– Envolver alunos calouros e veteranos em ações de solidariedade e fraternidade;
– Integrar as instituições e empresas que trabalham pelo social e pela cidadania ao respectivo projeto, realizando assim novas parcerias;
– Adotar no cotidiano da FAI, atitudes de solidariedade, cooperação e doação de atendimento especifico de cada curso sob supervisão de seu coordenador;
– Analisar o conceito de solidariedade e cidadania em sala de aula;
– Refletir a respeito de solidariedade com o intuito de legitimá-la no meio acadêmico;
– Arrecadar e distribuir alimentos, utensílios, roupas, brinquedos e calçados às unidades participantes dos projetos;
– Dar assistência específica de acordo com o curso, esclarecimentos, assessoria e subsídios necessários para a manutenção e bom funcionamento da unidade a ser beneficiada com a ação;
FAIDRILHA
É um evento para promover trabalho em equipe entre os cursos, aplicando a prática das aulas teóricas. A FAIDRILHA será uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo linguístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros!
Este projeto visa integrar a comemoração das festas tipicas e tematicas, a quadrilha mesmo fora de epoca se torna uma festa mais animada e mais propicia para interação de nossos alunos que será realizado no mês de agosto o projeto que nossa faculdade já vem desenvolvendo: Resgate Social, o qual procura exercer a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, em benefício e melhoria de vida, com o intuito de resgatar a nossa cultura e haver uma integração maior entre comunidade acadêmica, docentes, funcionários e comunidade em geral é que esse projeto se realiza.
Compreender a historia de festas juninas, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando o estado de Goiás seus aspectos sociais e religiosos. Sabemos que em todo o Brasil são muitas as faculdades que comemoram a Festas Juninas. Hoje de diferentes formas: internamente, com estudantes, professores e funcionários, ou incluindo a família. O papel da faculdade como divulgadora de cultura é muito importante nestas datas, reforçando valores e tradições.
Dessa forma, cabe a faculdade como instituição social, não somente reproduzir conteúdos dissociados da realidade social do educando, mas promover o resgate e a valorização das identidades individuais e sociais, respeitando todas as formas de expressões culturais.
Nesta perspectiva desenvolve-se este projeto objetivando resgatar valores culturais da nossa gente, ao mesmo tempo oportunizar aos educandos vivenciarem os projetos juninos tão tradicionais para a nossa região, instigando a interação entre os mesmos e estimulando valores, tais como solidariedade, respeito mútuo, justiça e diálogo.
Incentiva nos acadêmicos o gosto pelas festas tradicionais, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural.
CRIANDO LAÇOS
Introdução
Existem muitos conceitos e ideias a respeito de ‘responsabilidade social’. Ética, sustentabilidade, ações voluntárias, entre outros. Este termo tem ganhado cada vez mais repercussão, ao longo dos anos.
A assistência, no seu sentido mais lato, significa auxílio, socorro. Onde quer que haja uma necessidade que o interessado não pode resolver por si e não consiga pagar com dinheiro, a assistência tem o seu lugar. Assistência aos famintos, a sedentos, nus, desabrigados, doentes, tristes, ativos, transviados, impacientes, desesperados, mal aconselhados, pobres de pão ou pobres de consolação, tudo é assistência, auxílio, socorro.” (Correia, 1999).
Justificativa
O Projeto “Criando Laços” visa a relação entre a comunidade acadêmica da FAI com a população iporaense, através da parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, buscando benefícios sociais para a comunidade. Almejando levar, além de atendimentos gratuitos nos mais diversos setores à população da cidade de Iporá, contribuir também na relação teoria/prática dos alunos envolvidos no projeto.
Objetivo
Promover o fortalecimento de vínculo familiares, através de serviços de acolhimento, oficinas temáticas, atividades lúdicas para crianças e atendimento especializado aos usuários da assistência social com abordagem e prevenção da violência, propiciando assim experiências favorecedoras do desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias na prevenção de situações de risco social familiar.
Objetivos específicos
Promover no dia do evento a doação de cestas básicas arrecadas na campanha do vestibular social da FAI;
Realizar atendimentos jurídicos, psicológicos, pedagógico e de saúde básica gratuitos à população que aqui se fizer presente;
Potencializar um movimento no contexto educacional, contribuindo com o trabalho da Assistência Social;
Fortalecer o vínculo familiar;
Exercitar a cooperação e o trabalho em equipe;
Promover ações de prevenção, articulação e mobilização, visando o fim da violência;
Fortalecer o sistema de defesa e responsabilização.
Público alvo
O Projeto “Criando Laços” é um evento aberto destinado à comunidade discente dos cursos de Direito, Enfermagem, Farmácia, Pedagogia, Psicologia e toda a comunidade palmeiraense
SEMANA INTEGRADA DE CURSOS
JUSTIFICATIVA
A realização da Semana integrada de cursos, é parte integrante do calendário acadêmico da Faculdade de Iporá, como exigência institucional e compõe a Semana Acadêmica. Como premissa básica, a semana deve ser caracterizada por atividades que contribuam para a formação do acadêmico.
É ofertado palestras, oficinas e minicursos, como objetivo fundamental a busca pela expansão e pelo aprofundamento do conhecimento em suas áreas afins. O evento oportuniza a vinda de palestrantes oriundo de diversas áreas de atuação farmacêutica, estimulando o perfil empreendedor do acadêmico e objetivando a exposição de novas experiências, renovação de conhecimento e inter-relacionamento da comunidade acadêmica.
A IV edição da Semana de Assistência Farmacêutica tem como foco o empreendedorismo farmacêutico, aplicando o tema a “Gestão Farmacêutica no Sucesso Profissional”, procurando estimular o espirito empreendedor e sanar dúvidas e curiosidades do mercado profissional.
ORGANIZAÇÃO
Este projeto foi desenvolvido pela Agência Empreendedora de Inovação e Tecnologia- FAI juntamente com as Coordenações dos Cursos da FAI.
OBJETIVO
Possibilitar aos acadêmicos a atualização de temas relevantes e despertarem para a importância dos conteúdos ministrados visando à ampliação dos seus conhecimentos e visão crítica da profissão e de áreas de atuação promissoras. Integrar acadêmicos, professores e profissionais, visando a busca de novas informações a respeito da profissão, além de estreitar o contato com a realidade da gestão farmacêutica no mercado de trabalho.
INTERDISCIPLINARIDADE
Nota-se, na realização deste projeto, a importância da ação interdisciplinar entre os acadêmicos e a comunidade, com o objetivo de relacionar a teoria com a prática.
A comunidade acadêmica FAI está crescendo fortemente com os recentes projetos apresentados pelo seu corpo discente e docente. Pretende-se caminhar muito no sentido de disponibilizar uma educação de qualidade, coerentemente com sua missão.
CERTIFICAÇÃO
O certificado dos alunos participantes (conforme a lista que será entregue pela coordenação de cada curso) serão emitidos pela instituição FAI através da Agência de Negócios e Inovação Tecnológica com.
SEMANA EMPREENDEDORA