PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA &

INSTITUCIONAL

Carga Horária:  660H

Pré-requisito: Portadores de diploma de Curso Superior devidamente registrado nas áreas de pedagogia,

psicologia, fonoaudiologia, licenciaturas em geral e profissionais envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem

INVESTIMENTO

NA PONTUALIDADE: 1X R$ 2.520,00 OU 18X DE R$ 140,00
VALOR CHEIO: R$5.400,00

DETALHES DO CURSO:

O curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Faculdade de Iporá – FAI, tem como objetivo promover conhecimentos teóricos e práticos em Psicopedagogia, propiciando o desenvolvimento das competências, necessárias a um especialista dedicado ao aprendizado, priorizando dois enfoques, clínico e institucional, possibilitando ao profissional/aluno desenvolver a capacidade de realizar pesquisas na área, adotar uma escuta clínica que possibilite ao mesmo utilizá-la tanto no espaço institucional quanto clínico e, atuar com postura crítico-reflexiva sobre o papel da psicopedagogia nos diversos contextos sociais. Como também, formar um especialista envolvido em processos de educação permanente, pessoal ou de futuros profissionais, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, instituições e comunidades.

O curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional é destinado a portadores de diploma de Curso Superior devidamente registrado nas áreas de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, licenciaturas em geral e profissionais envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem.

Módulo I: Fundamentos Básicos da Psicopedagogia Clínica e Institucional e Políticas Educacionais e Filosóficas
  • U.C.P.S: Fundamentos Básicos da Psicopedagogia (10h)
  • U.C.P.S: Psicanálise aplicada a Psicopedagogia (10h)
  • U.C.S: Políticas Educacionais e Filosofia (06h)
  • U.C.P.S: Psicopedagogia Clínica (24h)
  • U.C.P.S: Psicopedagogia Institucional (24h)
  • U.C.S: Ética no trabalho Psicopedagógico Clínico e Institucional. (06h)
Módulo II: Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem, Contribuições da Neuropsicologia e da Psicanalise
  • U.C.P.S: Desenvolvimento Afetivo e Aprendizagem na Infância (24h)
  • U.C.P.S: Desenvolvimento e Aprendizagem na Perspectiva da Neuropsicologia (22h)
  • U.C.P.S: Desenvolvimento e Aprendizagem na Perspectiva da Psicomotricidade (22h)
  • U.C.P.S: Psicopatologias (12h)
  • U.C.P.S: Dificuldades de Aprendizagem (24h)
  • U.C.S: Psicofarmacologia (06h)

Módulo III: Fundamentos Metodológicos e Teóricos da Psicopedagogia

  • U.C.P.S: AEE – Atendimento Educacional Especial (24h)
  • U.C.P.S: Fundamentos e Metodologia de Educação especial. (10h)
  • U.C.P.S: Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da pessoa com transtorno global do desenvolvimento (24h)
  • U.C.P.S: Fundamentos Metodológicos do Trabalho Psicopedagógico com pessoas com deficiência auditiva. (24h)
  • U.C.P.S: Abordagens Teóricas em Psicopedagogia (12h)
Módulo IV: Psicopedagogia Aplicada à Área da Linguagem e da Matemática e Avaliação Psicopedagógica Clínica e Institucional
  • U.C.P.S: Psicopedagogia aplicada ao Desenvolvimento da Linguagem, Leitura e da Escrita. (24h)
  • U.C.P.S: Psicopedagogia aplicada ao Desenvolvimento do Raciocínio Lógico e Matemático. (24h)
  • U.C.P.S: Métodos, Técnicas e Instrumentos da Psicopedagogia Clínica (24h)
  • U.C.P.S: Avaliação Psicopedagógica Clínica (24h)
  • U.C.P.S: Avaliação Psicopedagógica Institucional (24h)
Módulo V: Intervenção e Prática Clínica e Institucional, Empreendedorismo e Produção Técnico Científica
  • U.C.P.S: Intervenção Psicopedagógica Clínica (24h)
  • U.C.P.S: Intervenção Psicopedagógica Institucional (24h)
  • U.C.P.S: Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica (16h)
  • U.C.P: Prática Supervisionada em Psicopedagogia Clínica (80h)
  • U.C.P: Prática Supervisionada em Psicopedagogia Institucional (80h)
  • U.C.P.S: Liderança, Criatividade e Empreendedorismo (16h)
  • U.C.P.S: Trabalho de Conclusão de Curso: Artigo Cientifico (16h)

 

Legenda:

U.C.P.S: Unidade Curricular Presencial e Síncrona
U.C.P: Unidade Curricular Presencial
U.C.S: Unidade Curricular Síncrona

O discente que cumprir com todas as exigências regimentais e pedagógicas do curso de Pós-graduação Lato Sensu será certificado como Especialista, conforme Resolução CNE n° 1, de 6 de abril de 2018.  Ao final do Curso o certificado deverá ser solicitado junto a Secretaria Geral da FAI, por meio de Requerimento Oficial. A Secretaria Geral da FAI terá até 30 dias úteis para emissão do Certificado.

Visando promover a excelência no ensino e na produção do conhecimento, a FAI conta com uma Equipe de Docente qualificada, Mestres e Doutores com sólida formação acadêmica e profissional. Docentes que buscam formar cidadãos e profissionais capacitados, que superem as expectativas do mercado e que sejam comprometidos com a qualidade de vida e inovação tecnológica, orientados por uma prática educativa que consolide a formação integral e contribua para a produção do conhecimento, o desenvolvimento sustentável e inserção regional, disseminando a cultura acadêmica, o conhecimento científico e tecnológico na sociedade.

Os Cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Faculdade Integrada de Palmeiras de Goiás – FAI são ofertados na Modalidade de Ensino Híbrida, sendo aulas presenciais e aulas síncronas (sala de aula virtual). As aulas presenciais serão quinzenalmente, aos sábados, nas dependências da FAI. As aulas síncronas serão aos sábados subsequentes aos encontros presenciais.

No processo de Ensino e Aprendizagem a FAI considera que a atuação Docente é fundamental para consolidar um processo participativo em que o aluno possa desempenhar papel ativo de construtor do seu próprio conhecimento, com a mediação do professor. Para isso é imperativo o uso de uma Metodologia de Ensino Ativa tal como: estudo de caso, aulas práticas, debates, seminários, aulas expositivas e dialogadas, aprendizagem baseada em problematização e etc

O início das aulas da Pós-graduação da FAI é vinculado à formação de turma mínima de 20 alunos. Caso não seja possível dar início ao curso até a data prevista por não haver formado turma mínima, o aluno matriculado poderá requerer junto à Secretaria Geral da FAI, por meio de Requerimento Oficial, o ressarcimento do valor investido.

A avaliação será por Unidade Curricular. Caberá ao professor definir a forma e o instrumento mais adequado, podendo ser provas, relatórios individuais ou de grupo, seminários, etc. As avaliações terão uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). Para aprovação exige-se o conceito mínimo de 7,0 (sete) em cada Unidade Curricular individualmente.

Será considerado aprovado o discente que obtiver em cada Unidade Curricular nota igual ou superior a 7 (sete), com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

Qualquer Dúvida ou dificuldade em relação a Matrícula entre em contato com a FAI por meio do Telefone (64) 3674-5181/3674-3096, WhatsApp (62)99843-0343 ou pelo e-mail: pos.graduacao@fai.edu.br

Instituição credenciada pela portaria:57

COORDENADOR GERAL:

 

 

Raimundo Fonseca Pinheiro

 

 

 

COORDENAÇÃO ADJUNTA:

Marcia Cristina de S. Passos

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