Apresentação
O curso é ofertado na modalidade presencial, com 40% da carga horária em EaD conforme portaria Nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019, bem como 10% de extensão conforme resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018.
O Curso de Licenciatura em Pedagogia, na construção de seu Projeto Didático-Pedagógico, assegura uma liberdade acadêmica, num contínuo esforço de adaptação e renovação, para responder às exigências da realidade contemporânea, objetivando associar à cultura humana a formação científica e tecnológica do profissional de licenciatura em pedagogia.
Objetivo
Proporcionar conhecimentos teóricos – práticos que permitam ao egresso a formação de profissionais empreendedor e de competências que otimizem à docência como base da formação do pedagogo para a atuação do educador em espaços escolares e não escolares, contribuindo com o desenvolvimento regional.
Perfil do Egresso
O curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Integrada de Palmeiras de goiás – faifoi elaborado, visando a formação de profissionais capazes de sanar as demandas apresentadas que compõem os diversos setores que integram a educação e que possam contribuir a partir dos conhecimentos e habilidades adquiridos no decorrer do curso, com aplicações de soluções inovadores que atendam às necessidades sociais locais, da região e do país.
Mercado de Trabalho
O egresso do curso de Licenciatura em Pedagogia poderá atuar em: 1 Sala de aula, Empresas, Administração escolar, Hospitais, Educação Especial, Psicopedagogia, Academia e pesquisa científica
Formas de Ingresso
Vestibular
ENEM
Portador de diploma
Transferência interna ou externa
Metodologia
A metodologia de ensino do curso foi pensada pelo NDE e sustentada na visão construtivista do discente como sujeito ativo na formação do conhecimento e que está formação precisa ser conduzida e orientada pelo docente, para que o sujeito aprendente, não se limite a reprodução de conteúdo, mas possam dar significado ao conhecimento e desenvolver suas competências. Dessa forma, partiu-se da lógica de que o alcance dos objetivos do curso e o êxito na construção do perfil do egresso exigem que a Metodologia de Ensino seja adequada a essas finalidades.
Nesse contexto, a consideração às inteligências múltiplas, à autoestima dos discentes, aos processos interativos, bem como, a utilização de recursos tecnológicos modernos permite imprimir ao processo pedagógico a dinamicidade necessária para ultrapassar a mera transmissão dos conteúdos e tornar o currículo eficaz.
Carga Horária Total do Curso
3.600horas
Tipo:
Graduação – Bacharelado
Modalidade:
Presencial
Duração:
08 semestres
Ao concluir todo curso e realizar todas as atividades propostas, o aluno poderá solicitar seu certificado junto a central do aluno.
VILMA MARIA SOARES
Possui graduação em Geografia pela FECLIP/UEG (1993), e em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2013). Atualmente é Coordenadora adjunta do curso de Pedagogia na Faculdade de Iporá- FAI.