ENGENHARIA CIVIL

Apresentação

O curso é ofertado na modalidade presencial, com 40% da carga horária em EaD conforme portaria Nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019, bem como 10% de extensão conforme resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018.

O curso visa propiciar aos egressos conceitos técnico-científicos na área de construção civil, abrangendo os sistemas industriais, rurais e naturais e seus problemas relacionados à ausência de planejamento urbano/rural, particular, à exploração dos recursos naturais, à gestão de resíduos, às emissões atmosféricas, aos projetos e às adequações dentro da responsabilidade social, humanitária, prezando pela segurança dos clientes e da sociedade.

Objetivo

Propiciar aos egressos conceitos técnico-científicos na área de construção civil, abrangendo os sistemas industriais, rurais e naturais e seus problemas relacionados à ausência de planejamento urbano/rural, particular, à exploração dos recursos naturais, à gestão de resíduos, às emissões atmosféricas, aos projetos e às adequações dentro da responsabilidade social, humanitária, prezando pela segurança dos clientes e da sociedade.

Perfil do Egresso

Os conceitos embutidos nessa descrição do profissional a ser formado são: capacidade de atuarem nas diversas atividades que compõem todos os segmentos industriais, públicos e/ou privados que lidam com as relações de criação e manutenção das obras e suas ações mitigatórias e de fomento.

O engenheiro civil atuará de maneira conjunta com profissionais de diversas áreas, analisando as necessidades de infraestrutura da sociedade e colaborando com a promoção de qualidade de vida das pessoas.

Desse modo, o egresso estará apto a realizar projetos, executar obras, gerenciar empreendimentos, além de aplicar técnicas que aliem custo/benefício de forma equilibrada.

Mercado de Trabalho

O egresso poderá atuar em Empresas públicas ou privadas, Órgãos Governamentais nas três esferas de governo, empresas de construção de obras de infraestrutura hidráulica e de saneamento, empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica, além de organizações sociais de interesse público e Organizações não Governamentais. A área de atuação do profissional de engenharia civil é bastante amplo e envolve áreas de: geotecnia, hidráulica, hidrologia, estruturas, construção, planejamento de obras, saneamento, transportes, docência, segurança do trabalho, sistemas de qualidade, dentre várias outras possibilidades. Entre estas opções destacam-se: AGETOP, DNIT, CONAMA, CREA, MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, MINISTÉRIO DAS CIDADES, MINISTÉRIO PÚBLICO, entre outros.

Formas de Ingresso

Vestibular

ENEM

Portador de diploma

Transferência interna ou externa

Metodologia

A metodologia de ensino do curso foi pensada pelo NDE e sustentada na visão construtivista do discente como sujeito ativo na formação do conhecimento e que está formação precisa ser conduzida e orientada pelo docente, para que o sujeito aprendente, não se limite a reprodução de conteúdo, mas possam dar significado ao conhecimento e desenvolver suas competências. Dessa forma, partiu-se da lógica de que o alcance dos objetivos do curso e o êxito na construção do perfil do egresso exigem que a Metodologia de Ensino seja adequada a essas finalidades.

Nesse contexto, a consideração às inteligências múltiplas, à autoestima dos discentes, aos processos interativos, bem como, a utilização de recursos tecnológicos modernos permite imprimir ao processo pedagógico a dinamicidade necessária para ultrapassar a mera transmissão dos conteúdos e tornar o currículo eficaz.

Carga Horária Total do Curso

4.320 horas

Nível:

Superior

Modalidade:

Presencial

Duração:

05 anos

Ao concluir todo curso e realizar todas as atividades propostas, o aluno poderá solicitar seu certificado junto a central do aluno.

 

Bianca Christofoli Freitas Queiroz

 

ENGENHEIRA CIVIL pela Universidade Paulista – UNIP (2015). E ENGENHEIRA DE SEGURANÇA DO TRABALHO, pela FAED (2016). Especialista em DOCÊNCIA DO ENSINO
SUPERIOR, pela UCAM (2017), e Mestre em DESENVOLVIMENTO REGIONAL, pela UNIALFA-GO (2019). Atualmente atua como Coordenadora dos Cursos de Engenharia civil,
Engenharia de produção e Engenharia ambiental e sanitária, além de docente do departamento de Engenharia na Faculdade de Iporá – FAI. Atuou também como docente do
curso de Técnico em Segurança do Trabalho na Instituição de Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, e no Programa Pronatec do Estado de Goiás, e no
Instituto Federal Goiano. Ministra cursos de Treinamento na área de Segurança do Trabalho para Empresas. Além de Ampla experiência como Projetista na região Centro
Oeste Goiana.