TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Apresentação

O curso Técnico em Enfermagem, forma profissionais aptos a realizar ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação em saúde sempre focado no processo de saúde-doença do indivíduo e coletividade. O profissional também atuará com realização de procedimentos como curativos, administração de medicamentos e vacinas, cuidados com higiene e conforto, aferição dos sinais vitais e antopometria.

Objetivo

Qualificar e habilitar profissionais de Enfermagem para que possam atuar com polivalência, iniciativa e ética nesse vasto e diversificado campo, com visão holística do ser humano em todo seu ciclo vital, considerando a sua integralidade.

Perfil do Egresso

Técnico de Enfermagem e o Auxiliar de Enfermagem prestam assistência a pessoas em todas as fases do ciclo vital e que fazem uso dos serviços de saúde ou a outros que, embora não voltados diretamente para estes, mantêm tais profissionais em seus quadros.

Assim, o campo profissional é de largo espectro, incluindo hospitais, clínicas, redes ambulatoriais, unidades básicas de saúde, consultórios médicos, laboratórios de análises clínicas e unidades de diagnóstico, creches, SPAS, instituições e casas de ressocialização, abrigo e repouso, dentre outros, nos quais a assistência à saúde seja necessária.

Mercado de Trabalho

O Profissional Técnico em Enfermagem e o Auxiliar de Enfermagem formado poderão atuar em hospitais, Unidades de Pronto Atendimento, Unidades Básicas de Saúde, Clínicas, Home care, Centros de diagnóstico por imagem e análises clínicas, Consultórios, Ambulatórios, Atendimento pré-hospitalar, Instituições de longa permanência e Organizações militares.

Formas de Ingresso

Matricula conforme documentos e primeira parcela paga:

  • Cópia do Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2º Grau) autenticados;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Cópia do RG e do CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Duas fotos atualizadas.

Metodologia

O fazer pedagógico consiste no processo de construção e reconstrução da aprendizagem em que professores e alunos são protagonistas do conhecer e do aprender, pois em interação e colaboração buscam a ressignificação do conhecimento, partindo da reflexão, do debate e da crítica numa perspectiva criativa, interdisciplinar e contextualizada.
Nesta abordagem, o papel dos educadores é fundamental para consolidar um processo participativo em que o aluno possa desempenhar papel ativo de construtor do seu próprio conhecimento, com a mediação do professor. O que pode ocorrer através do desenvolvimento de atividades integradoras como: debates, reflexões, seminários, momentos de convivência, palestras e trabalhos coletivos.

Carga Horária Total do Curso​

1.860 horas

Sobre o Curso

Nível:
Técnico

Modalidade:
Presencial

Duração:
18 meses, organizado em três semestres, a duração total do curso dependerá da disponibilidade do aluno em concluir os estágios no tempo previsto.

Atos Legais:

Resolução 38, de 25 de março de 2021

Tipos de Certificação:

O curso é certificado pela FAI – Faculdade de Iporá mantida pelo Centro de Ensino Superior de Iporá, credenciada pela Portaria nº 289, de 11 de maio de 2021.

Ao concluir todo curso e realizar todas as atividades propostas, o aluno poderá solicitar seu certificado técnico.

Coordenação do Curso

Francielle Moreira Rodrigues

 

 

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Rio Verde (2009), Licenciatura em Pedagogia (FASAMAR), Licenciatura em Letras (FACEL), Licenciatura em Biologia (FIAVEC), Especialização em Saúde da Família -UFG, Especialização em UTI – PUC, Pós graduação em Docência para educação profissional (Senac), Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2014) e curso de Inglês Instrumental nível 1 e 2 (PUC – idiomas). Experiência clínica como supervisora de enfermagem e presidente do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Evangélico de Iporá, possui experiência profissional como instrutora horista e supervisora de estágio – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Atualmente atua como docente e coordenadora da Faculdade de Enfermagem da Faculdade de Iporá/GO – FAI. Voluntária e membro do Núcleo de Iniciação Científica – FAI.


Conteúdos Curriculares