EDIFICAÇÕES

Apresentação

O Curso Técnico de Edificações prepara o aluno para conhecer um edifício: desde a elaboração de estudos, medições, análises na preparação de projetos, esboços e desenhos, utilizando ferramentas computacionais. O profissional poderá atuar como desenhista projetista, orçamentista e técnico de instalações prediais, coordenando e atuando na execução de várias etapas construtivas, auxiliando o engenheiro tanto no controle, como no planejamento e orçamento da obra.

Objetivo

Promover a formação técnica, aliada à conscientização ambiental e social, do aluno, através do desenvolvimento de conhecimentos da área da construção civil, possibilitando, assim, a atuação do técnico profissional em atividades relacionadas com o desenvolvimento e análises de projetos, planejamento e fiscalização de serviços e materiais, laboratório de materiais de construção e laboratório de solos, levantamento topográfico, execução de obras da construção civil, coordenação de tarefas e equipes de trabalhos e funções administrativas e financeiras de obras.

Perfil do Egresso

O profissional concluinte do Curso Técnico em Edificações da Faculdade de Iporá –FAI deve apresentar um perfil de egresso que o habilite a desempenhar atividades voltadas para a área profissional da Construção Civil que compreende atividades de planejamento, projeto, acompanhamento e orientação técnica à execução e à manutenção de obras civis, como edifícios, aeroportos, rodovias, ferrovias, portos, usinas, barragens e vias navegáveis, abrangendo a utilização de técnicas e processos construtivos em escritórios, execução de obras e prestação de serviços.

Mercado de Trabalho

O Profissional Técnico em Edificações poderá atuar em empresas de construção civil. Escritórios de projeto se de construção civil. Canteiros de obras. Laboratórios de pesquisa e desenvolvimento. Profissional autônomo.

Forma de Ingresso

Matricula conforme documentos e primeira parcela paga:

  • Cópia do Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2º Grau) autenticados;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Cópia do RG e do CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Duas fotos atualizadas.

Metodologia

O fazer pedagógico consiste no processo de construção e reconstrução da aprendizagem em que professores e alunos são protagonistas do conhecer e do aprender, pois em interação e colaboração buscam a ressignificação do conhecimento, partindo da reflexão, do debate e da crítica numa perspectiva criativa, interdisciplinar e contextualizada.
Nesta abordagem, o papel dos educadores é fundamental para consolidar um processo participativo em que o aluno possa desempenhar papel ativo de construtor do seu próprio conhecimento, com a mediação do professor. O que pode ocorrer através do desenvolvimento de atividades integradoras como: debates, reflexões, seminários, momentos de convivência, palestras e trabalhos coletivos.

Carga Horária Total do Curso

1.300 horas

Sobre o Curso

Nível:
Técnico

Modalidade:
Presencial

Duração:
18 meses, organizado em três semestres, a duração total do curso dependerá da disponibilidade do aluno em concluir os estágios no tempo previsto.

Atos Legais:

Portaria nº 379, de 16 de junho DE 2020

Tipos de Certificação:

O curso é certificado pela FAI – Faculdade de Iporá mantida pelo Centro de Ensino Superior de Iporá, credenciada pela Portaria nº 289, de 11 de maio de 2021.

Ao concluir todo curso e realizar todas as atividades propostas, o aluno poderá solicitar seu certificado técnico.

Coordenação:

Bianca Christofoli Freitas Queiroz

 

 

 

ENGENHEIRA CIVIL pela Universidade Paulista – UNIP (2015). E ENGENHEIRA DE SEGURANÇA DO TRABALHO, pela FAED (2016). Especialista em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR, pela UCAM (2017), e Mestre em DESENVOLVIMENTO REGIONAL, pela UNIALFA-GO (2019). Atualmente atua como Coordenadora dos Cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária, além de docente nos cursos de Engenharia da FAI – Faculdade de Iporá. Atuou também como docente do curso de Técnico em Segurança do Trabalho na Instituição de Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, e no Programa Pronatec do Estado de Goiás, e no Instituto Federal Goiano. Ministra cursos de Treinamento na área de Segurança do Trabalho para Empresas. Além de Ampla experiência como Projetista na região Centro-Oeste Goiano.


Conteúdos Curriculares