RADIOLOGIA

Apresentação

O Curso Técnico em Radiologia tem por objetivo qualificar e habilitar profissionais Técnicos em Radiologia para a prestação de serviços específicos à comunidade, na área de prevenção, conhecimento e tratamento de doenças por meio do uso de aparelhos e maquinas tecnológicas de função radioativa, bem como, na área da proteção radiológica e radiometria tendo uma conduta ética, polivalente e com visão holística do ser humano em todo seu ciclo vital, considerando a sua integralidade.

Objetivo

Qualificar e habilitar profissionais Técnicos em Radiologia para a prestação de serviços específicos à comunidade, na área de prevenção, conhecimento e tratamento de doenças por meio do uso de aparelhos e maquinas tecnológicas de função radioativa, bem como, na área da proteção radiológica e radiometria tendo uma conduta ética, polivalente e com visão holística do ser humano em todo seu ciclo vital, considerando a sua integralidade.

Perfil do Egresso

O Técnico em Radiologia é o profissional de saúde que atua nos Serviços de Diagnóstico por Imagens, em Hospitais e Clínicas Radiológicas, sob a supervisão de Médicos Radiologistas, na aquisição de imagens analógicas e digitais com Raios-X e no radiodiagnóstico, na evolução e estadiamento das diferentes patologias, em ambulatórios, unidades de terapia intensiva, centros cirúrgicos e unidades de internação e de pronto atendimento. Pode participar de processos administrativos pertinentes aos segmentos radiológicos, bem como, atuar nas indústrias de equipamentos, empresas de serviços e de insumos relacionados à Radiologia.

Mercado de Trabalho

O Profissional  formado poderão atuar em hospitais, Unidades de Pronto Atendimento, Unidades Básicas de Saúde, Clínicas, Home care, Centros de diagnóstico por imagem e análises clínicas, Consultórios, Ambulatórios, Atendimento pré-hospitalar, Instituições de longa permanência e Organizações militares.

Forma de Ingresso

Matricula conforme documentos e primeira parcela paga:

  • Cópia do Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2º Grau) autenticados;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Cópia do RG e do CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Duas fotos atualizadas.

Metodologia

O fazer pedagógico consiste no processo de construção e reconstrução da aprendizagem em que professores e alunos são protagonistas do conhecer e do aprender, pois em interação e colaboração buscam a ressignificação do conhecimento, partindo da reflexão, do debate e da crítica numa perspectiva criativa, interdisciplinar e contextualizada. Nesta abordagem, o papel dos educadores é fundamental para consolidar um processo participativo em que o aluno possa desempenhar papel ativo de construtor do seu próprio conhecimento, com a mediação do professor. O que pode ocorrer através do desenvolvimento de atividades integradoras como: debates, reflexões, seminários, momentos de convivência, palestras e trabalhos coletivos.

Carga Horária Total do Curso

1.690 horas

Nível

Técnico

Modalidade:

Presencial

Duração:

18 meses, organizado em três semestres, a duração total do curso dependerá da disponibilidade do aluno em concluir os estágios no tempo previsto.