O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis. 

José de Alencar

Apresentação

O Curso de licenciatura em Pedagogia, tem como objetivo geral Assegurar a formação de profissionais da Educação Infantil, Básica e Médio Profissional, possuindo a docência como a base da formação do pedagogo e a unidade entre teoria e prática como princípio para a atuação do educador em espaços escolares e não escolares.

Nível

Licenciatura

Perfil do Egresso

O curso de Pedagogia traz em sua constituição epistemológica elementos teóricos investigativos do ensino, de aprendizagens e do trabalho pedagógico que se realiza na práxis social. O perfil do licenciado em Pedagogia compreende, além da apreensão destes conceitos, a de atividades pedagógicas inerentes a processos de ensino aprendizagem a compreensão de conhecimentos concernentes à gestão dos processos educativos em ambientes escolares e não escolares. O processo de ensino aprendizagem ocorre de forma dinâmica, reconhecendo que tanto aluno quanto professor ensinam e aprende, sendo o professor agente de re/educação das relações sociais e ético raciais da reorganização das funções pedagógicas e de gestão da escola.

O perfil do egresso deverá contemplar uma consistente formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas, que se articulará no decorrer do curso. Dessa forma, o Pedagogo estará apto à docência, dentro de sua área de atuação prevista no Parecer 5/2005; à gestão nos preceitos amparados pela legislação nacional vigente, sob caráter democrático e analítico das políticas nacionais para educação e instituições de ensino; produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.

Mercado

O curso de Licenciatura em Pedagogia da FAI destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Idosos, e Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos e estende-se além da docência, a participação na gestão e avaliação de sistemas e instituições de ensino em geral, na elaboração, na execução, no acompanhamento de programas e nas atividades educativas.

Dados do Curso

Tipo: Modalidade: Metodologia: Duração: Carga horária total:
Licenciatura Presencial Híbrido 08 semestres 3420 horas

Matriz Curricular

Apresentação

O curso de Psicologia da Faculdade Integrada de Palmeiras de Goiás – FAI tem por objetivo geral a formação de um profissional capaz de reconhecer a diversidade da Psicologia e sua inserção no campo geral do conhecimento como processo em transformação permanente, comprometendo-se de forma crítica com a construção da Psicologia a partir de sua atuação em diferentes contextos, orientando-se pelos princípios éticos e políticos da profissão, utilizando e avaliando as possibilidades de intervenção profissional de acordo com as necessidades sociais e a promoção da qualidade de vida de indivíduos, grupos, organizações e comunidades de Iporá e região.

Nível

Bacharelado

Perfil do Egresso

Conforme orientação contida nas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Psicologia, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação – Resolução nº 05 de 15 de Março de 2011, o Curso de Psicologia da Faculdade Integrada de Palmeiras de Goiás – FAI está estabelecido de forma a constituir em termos gerais profissionais-cidadãos, com formações generalistas e técnicas, capazes de intervir de maneira responsável, positiva e crítica na realidade social mais abrangente, a fim de identificar e solucionar problemas nos diversos ambientes, bem como ter capacidade e perspectivas inovadoras.

De uma maneira geral, espera-se que o egresso do Curso de Psicologia da Faculdade Integrada de Palmeiras de Goiás – FAI seja capaz de atuar nas áreas de Ensino, Iniciação Científica e Extensão, identificação e análise das necessidades de natureza psicológica, articulando os conhecimentos das ciências humanas, sociais e da saúde.

Esse profissional deverá levar em consideração questões concernentes à Psicologia enquanto ciência e profissão, tais como: a constituição multirreferencial do saber psicológico, a relação da Psicologia com outras ciências, o respeito pela ética e pelos valores humanos e, por fim, a multideterminação do homem, procurando relacionar suas dimensões biológica, social e histórico-cultural.

Desse modo, o perfil do egresso do Curso de Graduação em Psicologia da FAI, em consonância com as Diretrizes Curriculares para o Curso constituídas pelo MEC – Ministério da Educação Brasileira, bem como, as prerrogativas do CFP – Conselho Federal de Psicologia, deverá ser um profissional que atua nas expressões da questão da saúde psíquica, formulando e implementando propostas de intervenção, com capacidade de promover o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e propositiva dos alunos de psicologia na saúde e no mercado de trabalho. Este profissional terá uma visão com ênfase, conforme estipulado no currículo da IES e nas necessidades regionais, em Psicologia Clínica, Educacional e Organizacional.

Assim, primar-se-á pelas seguintes características principais:

  1. Criticidade: capacidade de analisar as relações humanas nas quais se insere seu fazer profissional de modo a decodificar sua historicidade e contradições;
  2. Competência teórica: ter amplo conhecimento das ciências humanas, das vertentes filosóficas contemporâneas e da saúde psíquica;
  • Competência política: saber posicionar-se profissional e politicamente nos espaços sócio-institucionais;
  1. Competência técnica: saber fazer com eficiência mediante amplo conhecimento dos instrumentos, técnicas e práticas profissionais;
  2. Compromisso social: com as transformações da sociedade e com a emancipação humana.

O profissional, imprescindivelmente, estará comprometido com os valores e princípios norteadores do Código do Psicólogo.

Mercado

A área de atuação do psicólogo estende-se a hospitais, ambulatórios, centros e postos de saúde, consultórios, creches, escolas, associações comunitárias, empresas, sindicatos, fundações, juizados de menores e da família, penitenciárias, associações profissionais e esportivas, clínicas especializadas, núcleos rurais e comunitários etc.

Dados do Curso

Tipo: Modalidade: Metodologia: Duração: Carga horária total:
Bacharelado Presencial Híbrido 10 semestres 4.334 horas

Apresentação

o curso de graduação em Engenharia Civil vem oferecer qualificação às pessoas para que possam, após sua formação, apreender a verdadeira função do profissional do Engenheiro Civil, colaborando para a inserção deste profissional na região de abrangência da FAI, desmistificando o conhecimento popular da engenharia e introduzindo uma prática consistente com o verdadeiro objeto de estudo da Engenharia Civil, o HOMEM como parte do meio ambiente, da sociedade e responsável por ele. Vale destacar que a IES te clara a necessidade de se assumir a adequada função deste profissional, identificando e analisando as necessidades da sociedade no contexto urbano e rural, a partir do saneamento básico e de obras de infraestrutura de naturezas diversas, sendo capaz de diagnosticar, elaborar projetos, planejando e agindo de forma coerente com os referenciais teóricos, se submetendo sempre às características da população local e das zonas rural e urbana da região de inserção.

Nível

Bacharelado

Perfil do Egresso

O engenheiro civil atuará de maneira conjunta com profissionais de diversas áreas, analisando as necessidades de infraestrutura da sociedade e colaborando com a promoção de qualidade de vida das pessoas. Desse modo, o egresso estará apto a realizar projetos, executar obras, gerenciar empreendimentos, além de aplicar técnicas que aliem custo/benefício de forma equilibrada. O egresso poderá atuar em Empresas públicas ou privadas, Órgãos Governamentais nas três esferas de governo, empresas de construção de obras de infraestrutura hidráulica e de saneamento, empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica, além de organizações sociais de interesse público e Organizações não Governamentais.

Mercado

A área de atuação do profissional de engenharia civil é bastante amplo e envolve áreas de: geotecnia, hidráulica, hidrologia, estruturas, construção, planejamento de obras, saneamento, transportes, docência, segurança do trabalho, sistemas de qualidade, dentre várias outras possibilidades. Entre estas opções destacam-se: AGETOP, DNIT, CONAMA, CREA, MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, MINISTÉRIO DAS CIDADES, MINISTÉRIO PÚBLICO, entre outros.

Dados do Curso

Tipo: Modalidade: Metodologia: Duração: Carga horária total:
Bacharelado Presencial Híbrido 10 semestres 3860 horas

Matriz nova- atualização 2020

Apresentação

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Integrada de Palmeiras de Goiás vem ao encontro das demandas do Mercado, pois se orienta pela realidade do mundo do trabalho em constante mutação. Os tecnólogos formados neste curso serão profissionais altamente qualificados para lidar estrategicamente nos ambientes organizacionais, especificamente com o material humano, tanto no escopo legislativo quanto na prática, sabendo atuar de maneira decisiva para garantir o crescimento econômico regional, porém dentro de princípios éticos da profissão.

Nível

Superior de Tecnologia

Perfil do Egresso

Em sua área de atuação o tecnólogo em RH deve ter espírito de liderança, facilidade de argumentação e capacidade de transmitir com clareza seus pontos de vista com a finalidade de desenvolver soluções práticas e aplicá-las em ambientes organizacionais.

Mercado

Esse profissional, o tecnólogo, analisa o mercado, constantemente, podendo planejar as estratégias e gerenciar as relações entre os funcionários e a empresa; coordenar os processos de seleção e admissão; os planos de carreira/os programas de incentivo (implantação e implementação de planos de carreira e programa de benefícios); de treinamento e de capacitação dos profissionais da empresa; desenvolver estratégias de mercado; definir, analisar e cumprir as metas da organização – através de pesquisas, avaliação e desempenho dos recursos humanos, para detectar novas tendências e buscar novas oportunidades de ampliação dos negócios, estabelecendo parcerias com departamentos da empresa e prestadores de serviços (agências terceirizadas de recrutamento, seleção e treinamento), com o objetivo de otimizar os processos das atividades de recursos humanos.

Dados do Curso

Tipo: Modalidade: Metodologia: Duração: Carga horária total:
Tecnológico Presencial Híbrido 04 semestres 1.860 horas

Matriz Curricular





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